EMPRESARIAL – CERCA DE 70% DOS EMPREENDEDORES NACIONAIS TÊM RENDA DE ATÉ 2 SALÁRIOS-MÍNIMOS

Olá caros leitores,


Eu sou Evandro Padilha, Coordenador do Departamento de Legalização no Grupo Itamarathy. É uma satisfação imensa poder compartilhar notícias e informações que, espero que enriqueça e facilite o seu cotidiano.

Hoje gostaria de compartilhar uma notícia muito curiosa. Recentemente, foi revelado que os pequenos empreendedores têm uma fatia considerável no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, contribuindo com cerca de 30% da economia nacional. Esses números ilustram a crescente importância dos negócios de menor porte no cenário econômico do país, destacando seu papel vital na geração de riquezas e oportunidades, muitos deles operando com uma renda de até 2 salários-mínimos.


Segue a notícia na íntegra:

Nos últimos anos, o sonho de se tornar um empreendedor e ser dono do próprio negócio tem ganhado força entre os brasileiros, tornando-se o segundo maior desejo da população adulta, perdendo apenas para a vontade de viajar pelo país. Esta tendência é destacada em uma pesquisa conduzida pelo Sebrae, que revela dados reveladores sobre o cenário empreendedor no Brasil.

Segundo o estudo, cerca de 68% dos 29 milhões de proprietários de negócios, tanto formais quanto informais, no país, relatam ter um rendimento de até 2 salários-mínimos. Para a maioria desses empreendedores, ter o seu próprio negócio representa uma conquista significativa, pois possibilita tanto o sustento familiar quanto a criação de novas oportunidades.

Os números também apontam que o rendimento tende a aumentar à medida que os empreendedores investem em qualificação. O Sebrae baseou seu levantamento em dados da PNAD referentes ao 2º trimestre de 2023, revelando que quase 20 milhões de brasileiros são proprietários de negócios com faturamento mensal de até 2 salários-mínimos.

Os pequenos negócios, frequentemente comparados a formigas incansáveis, desempenham um papel vital na dinâmica econômica do Brasil, representando atualmente 95% das empresas no país e contribuindo com aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Investir em capacitação e aprendizado é apontado como um fator-chave para a expansão desses negócios, permitindo que os empresários alcancem um mercado mais amplo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou que a missão da instituição é ser parceira nessa jornada empreendedora. “A tarefa da instituição é formar essas pessoas para empreender durante toda sua trajetória. É uma tarefa permanente. É uma ação permanente”, destacou Lima.

Embora o empreendedorismo seja uma atividade desafiadora, a pesquisa ressalta que oferece a oportunidade de iniciar pequeno e, com dedicação, criar escala. O Sebrae também destaca que muitos empresários optam por manter negócios menores, pois o empreendedorismo pode ser um instrumento de transformação social e inclusão.

A pesquisa ainda revela importantes insights sobre a relação entre gênero, escolaridade e renda. Por exemplo, na faixa de menor rendimento (até 2 salários-mínimos), 36% são mulheres, enquanto 45% têm até o ensino fundamental completo. Além disso, a maior proporção de negros (59%) está na mesma faixa de renda.

Em resumo, o empreendedorismo no Brasil está em ascensão, impulsionado por aspirações individuais, mas também desempenha um papel fundamental na economia e na inclusão social.

A capacitação e o apoio contínuo oferecidos pelo Sebrae são cruciais para ajudar esses empreendedores a prosperar e contribuir para o desenvolvimento do país. O impacto dos pequenos empreendedores no PIB brasileiro é uma prova do espírito empreendedor e da resiliência que moldam nossa economia.

Espero que tenham apreciado este conteúdo informativo, agradecemos por nos acompanhar e fiquem ligados para mais notícias e insights.

Fonte: https://sitecontabil.com.br/noticias_empresariais/ler/empresarial—cerca-de-70–dos-empreendedores-nacionais-tem-renda-de-ate-2-salarios-minimos

Evandro Padilha
Coodenador Dpto. de Legalização
18/10/23

× Como posso te ajudar?